Atuação da Odontologia no controle de dores orofaciais e enxaquecas com auxílio da Toxina Botulínica e Laser terapêutico 

Spazzolino-vs-mal-di-testa
Falaremos aqui sobre algumas abordagens do tratamento do bruxismo, cefaléias e enxaquecas com a utilização da Toxina Botulinica tipo A (botox, dysport, xeomin) algumas vezes associados ao laser terapeutico.
Atualmente tem se tornado cada vez mais comum a constatação de pacientes com apertamento dental, bruxismo, dores de cabeça tensionais, dores na face e na ATM (articulação têmporo madibular) bem como queixa de enxaquecas no dia a dia da clínica odontológica. 
Com o avanço da tecnologia, das pesquisas  e evidencias clínicas e cientificas a respeito destes problemas, hoje são utilizados protocolos com resultados espetaculares para estes desequilibrios dos musculos da face, cabeça e pescoço.
Logicamente que cada caso deve ser avaliado e o plano de tratamento traçado detalhadamente para cada paciente, para observar as condições dentais e musculares que estão gerando o desequilibrio das estruturas faciais, porém de forma geral podemos tratar com alguns protocolos.
Importante relatar que grande parte dos desconfortos faciais são ocasionados por alguma alteração de estruturas da boca, como desgastes e/ou perdas dentais, gerando perdas ósseas e um colapso de todo equilíbrio facial, sobrecarregando os músculos levando a um quadro de dor.
No relato de dores na ATM e músculos da face atuamos com Laser terapêutico com função analgésica, antiinflamatória e reparador das estruturas para diminuir o quadro de dor inicial, posteriormente com a aplicação da Toxina Botulínica tipo A nos músculos específicos e controle da oclusão, desgastes dentais com placas miorrelaxantes.
musculos
No tratamento da enxaquecas tensionais, toda essa avaliação e atuação do cirurgião dentista habilitado para o uso da toxina botulínica tipo A tem deixado muitos pacientes longe destes desconfortos e sem a necessidades de medicamentos. 
Já nas enxaquecas diagnosticadas como neurológicas é importante relatar que o uso da toxina botulínica tem sido comprovadamente utilizado como coadjuvantes aos tratamentos, juntamente às medicações indicadas dos neurologistas.
A aplicação é rápida, sem contra indicações rigorosas e um pós consulta super tranquilo. São utilizados aproximadamente de 15 a 30 pontos (dependendo do quadro sintomatológico) com efeito de 4 a 8 meses aproximadamente. 
ocipital Esterno_cleido2 frontal esterno_cleido temporal-2 trapezio
Com alguns anos de experiência no tratamento de disfunções oro faciais com o uso de toxina botulínica e por também submeter-me a uma aplicação anual para tratamento de apertamento dental, confesso que o ganho na qualidade do sono e no bem estar diário, sem as dores geradas pelo bruxismo é algo incomparável.
zeca 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.