Dicas importantes para a saúde da mulher

11aaa761-b636-458c-ac92-dd6e0292a763

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente.

Ocorre o crescimento anormal das células mamárias, tanto do ducto mamário quanto dos glóbulos mamários.

Para prevenir o câncer de mama existem duas opções: adotar hábitos saudáveis e realizar exames de rotina, tais como:

  • Autoexame: fazer todo mês, sempre de 7 a 10 dias após o início do ciclo menstrual (mulheres que não menstruam mais devem determinar um dia específico, repetindo o autoexame todo mês).
  • Se notar algum nódulo, por menor que seja, procure um médico ou posto de saúde, onde você será encaminhada para um mastologista, que realizará o exame de mamografia e outros que se fizerem necessários para se ter um diagnóstico precoce.
  • Mamografia- Deve-se fazer a mamografia anualmente, a partir dos 50 anos. Se houver histórico de câncer de mama na família, o exame deve começar alguns anos antes, principalmente se o parente for próximo, tal como a mãe ou tia.
  •  Ultrassom das mamas: caso sejam detectadas alterações no exame clínico, o ultrassom é geralmente o próximo a ser feito em mulheres com menos de 30 anos (por ter menor custo). Já em mulheres com mais de 40 anos, o próximo exame seria já a mamografia. 
  • Biópsia: caso seja detectado um tumor, pode ser necessário realizar uma biópsia para identificar se é benigno ou maligno (câncer).
  • Exame clínico: visite um ginecologista pelo menos uma vez ao ano.
  • Evite fumar ou ingerir bebidas alcoólicas. Segundo estudos, o álcool aumenta em até 30% o risco de se contrair câncer de mama. 
  • Não seja estressada. O mesmo estudo aponta o estresse como mais uma causa de desenvolvimento de câncer de mama. Se você é estressada, agitada, pare.

e06d5cd0-38f9-431a-bba9-78f6a18698b6

Respire fundo e tente viver de maneira mais calma. Aprenda a relaxar com meditação, ioga e técnicas de respiração.

Mas, se você estiver pensando que problemas de mama só acontece com mulheres mais velhas, está enganada. Você já ouviu falar em fibroadenoma mamário? Pois é.

“Os fibroadenomas- são nódulos benignos da mama, resultado de alterações no

desenvolvimento do lóbulo mamário”, explica o especialista. Segundo ele, esses

nódulos atingem o tamanho de 2 a 3 centímetros e, em alguns casos, a mulher pode

apresentar mais de um nódulo nas mamas. E ocorre em jovens e adultas, de 20 a 40

anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.